Notícia

Abertas as inscrições para expor na Feira de Artesanato Brasil Original, do Sebrae-SP

Estão abertas as inscrições para artesãos do Estado de São Paulo participarem da primeira edição da Feira de Artesanato Brasil Original, realizada pelo Sebrae-SP. O evento, que ocorrerá de 20 a 23 de outubro no Anhembi, na capital paulista, é uma grande vitrine para exposição e venda de produtos artesanais. A previsão é de que a Feira receba 20 mil visitantes ao longo dos quatro dias de duração em uma área de 18 mil metros quadrados.

Os interessados em participar como expositor devem se inscrever gratuitamente no site feiradeartesanato.sebraesp.com.br até 5 de agosto. Uma curadoria vai selecionar 20 artesãos para exporem seus produtos em estande coletivo sem custo para os escolhidos. Além disso, o Sebrae-SP vai arcar com as despesas dos selecionados referentes à hospedagem e o transporte de ida e volta entre hotel e local do evento. 

Serão aceitos trabalhos dentro das seguintes categorias (definidas a partir do conceito proposto pelo Conselho Mundial do Artesanato):

•   Artesanato tradicional;

•   Artesanato de referência cultural;

•   Artesanato conceitual;

•   Artesanato indígena. 

Com entrada franca para o público, a Feira de Artesanato Brasil Original terá uma programação variada com o objetivo de ampliar a visibilidade do setor no mercado e contribuir para o aumento do faturamento e da competitividade dos pequenos negócios do ramo.  A abertura de inscrições destinada a visitantes ocorrerá posteriormente à fase de curadoria.

Confira as atrações do evento:

Espaço de Atendimento
Local em que mais de 20 especialistas do Sebrae-SP em gestão de pequenos negócios vão atender atuais e potenciais empresários com orientações nas áreas de finanças, marketing, jurídico, associativismo e administração. Haverá ainda o espaço Super MEI, dedicado ao Microempreendedor Individual. Os visitantes poderão acessar a Central de Oportunidades para criar uma rede de contatos, anunciar seus produtos e serviços, além de realizar a divulgação em um catálogo virtual.

 Estande Brasil Original
Espaço dedicado à loja conceito de artesanato do Sebrae-SP, composta por um conjunto de produtos valorizados pela forma de atendimento, pelo material empregado, composições de cores e conjuntos, nas facilidades de uso ou de aquisição, nos serviços pós-venda, entre outros atributos. A loja é destinada a venda direta ao consumidor de itens de diversas regiões do Brasil.

 Exposição de Artesanato
Contará com a presença de mais de 300 expositores de todo o Brasil vendendo seus produtos.

 Loja Sutaco
O Sebrae-SP em parceria com a Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco) montará uma loja com produtos de artesanato de diversas regiões do Estado de São Paulo. 

Unidade Móvel Sutaco
A Sutaco levará para a Feira uma carreta de 15 metros de comprimento onde serão realizadas oficinas práticas que ensinam como fazer um produto ou aplicar uma determinada técnica. Está prevista a realização de trabalhos como: entrelaçamento de PET reciclado; bijuterias de papel; fibras e taboa.

 Área do Conhecimento – palestras
Espaço destinado a trazer as tendências, design, inovação, microcrédito, oportunidades, finanças e promoção no segmento de artesanato brasileiro. Estão previstas 16 palestras gratuitas, com duração de uma hora cada, para o público em geral que atua ou pretende atuar com artesanato.

 Oficinas Técnicas
Espaço destinado a capacitar e levar por meio de oficinas técnicas as tendências de matérias-primas, design, inovação em produtos do artesanato brasileiro. As oficinas práticas terão duração de uma hora de duração e a previsão é de cinco oficinas por dia.

 Praça do Artesão
A praça será uma área de descanso onde o visitante poderá observar os mestres artesãos desenvolvendo seus produtos na prática a partir de diferentes técnicas, com interação entre ambos.

 Praça de Alimentação
Área de alimentação para o público em geral.

Os artesãos interessados em participar da seleção podem consultar o regulamento no site da Feira. A lista com os 20 escolhidos para o evento estará disponível no mesmo endereço eletrônico a partir de 22 de agosto.