Notícia

Artesanato de todo o país atrai quase 10 mil visitantes em apenas dois dias

Artigos de alta qualidade fabricados por brasileiros conquistam o público na Feira de Artesanato Brasil Sebrae Original, que acontece até domingo, em São Paulo 

O primeiro dia de funcionamento da Feira de Artesanato Sebrae Brasil Original levou aproximadamente quatro mil pessoas ao Centro de Convenções Anhembi, em São Paulo e gerou R$ 574 mil em negócios. Na manhã desta sexta, o volume de visitantes foi de 5 mil. A expectativa é de um público de 20 mil pessoas neste fim de semana. Realizada pela primeira vez pelo Sebrae, a feira vai expor e vender, até domingo (23), mais de 10 mil peças do artesanato brasileiro produzidas por 320 artesãos de 25 estados brasileiros.

 

“Uma feira como essa pode fazer com que o artesão consiga se sustentar não apenas das vendas realizadas aqui, mas de encomendas que serão feitas ao longo de todo o ano”, afirma o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos. “Estamos abrindo o maior mercado consumidor do Brasil a eles, especialmente aos expositores que são do interior ou moram em municípios distantes”, acrescenta.

 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem 310 mil artesãos no Brasil, sendo que o artesanato está presente como atividade econômica em 78,6% dos municípios brasileiros. Pesquisa do Sebrae mostra que, para 60% dos artesãos brasileiros, o artesanato é a principal fonte de renda, mas a comercialização é considerada o principal problema para 29% deles. O principal meio de divulgação do artesanato é a venda pessoal (boca a boca), segundo 58% dos artesãos.