Notícia

Artesanato é opção no lugar dos produtos chineses

Os presentes deste Natal serão feitos por mãos brasileiras. A dois meses da mais importante data comemorativa do ano para o comércio, o Sebrae promove pela primeira vez em São Paulo uma feira que vai expor e vender mais de 10 mil peças do artesanato brasileiro. Além de ser uma grande oportunidade para lojistas abastecerem seus estoques e consumidores iniciarem as compras natalinas, a feira é uma importante vitrine para artesãos divulgarem e venderem seus trabalhos. A previsão é de que o evento receba 20 mil visitantes ao longo dos seus quatro dias.

O objetivo da feira é ampliar a visibilidade do setor no mercado e contribuir para aumentar o faturamento e a competitividade dos pequenos negócios do ramo. “Em época de crise econômica, queremos dar oportunidade para os artesãos brasileiros cuja única renda, na maioria das vezes, é o artesanato. Estamos abrindo o maior mercado consumidor do Brasil a eles”, afirma o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos. “Ao mesmo tempo, vamos apresentar aos paulistanos a oportunidade de trocar os produtos chineses pela diversidade cultural do Brasil materializada em artesanato”.

A Feira de Artesanato Sebrae Brasil Original acontecerá entre os dias 20 e 23 de outubro no Anhembi, em São Paulo, em uma área de 18 mil metros quadrados. A ação reunirá o trabalho de 320 artesãos de 25 estados brasileiros. Estarão à venda os objetos de couro feitos pelo renomado mestre cearense Espedito Seleiro, a tradicional renda renascença do Cariri paraibano, o bordado filé de Alagoas, a renda irlandesa feita em Sergipe, cestarias e objetos feitos por indígenas do Amazonas, as biojoias do Acre, as cerâmicas do Vale do Jequitinhonha de Minas Gerais, entre outras.

Entre os produtos selecionados para a Feira de Artesanato Sebrae Brasil Original estão peças em tecido, argila, madeira, fibra vegetal, pedra, cerâmica e materiais recicláveis com preços que variam entre R$10 e mais de R$1 mil. A feira terá um espaço de atendimento onde consultores do Sebrae darão informações sobre marketing, administração, finanças e jurídica. O empreendedor que desejar sair da informalidade também poderá abrir empresa durante o evento.

Para evitar filas e facilitar a entrada no Anhembi, é possível fazer o credenciamento antecipado pelo site feiradeartesanato.sebraesp.com.br e retirar a credencial no dia da visita em um dos totens instalados no local. A inscrição também pode ser feita na hora no próprio Anhembi. A visitação é gratuita e a feira funciona de 10h às 20h.

Serviço:

Feira de Artesanato Brasil Original

Onde: Centro de Exposições Anhembi – Pavilhão Oeste

Quando: de 20 a 23 de outubro de 2016, das 10h às 20h

Entrada gratuita

feiradeartesanato.sebraesp.com.br